Projeto para clínicas médicas: o que levar em consideração?

Projeto para clínicas médicas: o que levar em consideração?

Um projeto para clínicas médicas bem desenhado tem um papel decisivo para o sucesso desses empreendimentos. Demonstra compromisso com atendimento de qualidade, inspira confiança nos pacientes e torna o ambiente mais funcional para quem trabalha.

Neste artigo, você vai entender a importância desse tipo de projeto de arquitetura e iluminação, assim como o que deve ser levado em conta no momento de montar uma clínica médica.

Qual a importância de um projeto para clínicas médicas?

Cada clínica médica oferece uma variedade de serviços e unidades funcionais. Isso inclui: funções de tratamento e diagnóstico, como laboratórios clínicos, imagiologia, salas de emergência e cirurgia; funções de hospitalidade, como alimentação e repouso; e, possivelmente, tratamento intensivo em leitos.

Essa diversidade se reflete em uma variedade de regulamentos e códigos, bem como sistemas mecânicos, elétricos e de telecomunicações que precisam ser adequadamente instalados. Então, uma só pessoa não consegue dar conta de tudo.

Por isso que é essencial ter o suporte de uma equipe multidisciplinar para o planejamento e o design da clínica. Ela vai ajudar a equilibrar as preferências individuais dos fundadores do negócio com as limitações do espaço e dos regulamentos.

O que levar em conta na arquitetura para clínicas médicas?

O projeto para clínicas ideal deve cumprir os seguintes requisitos:

  • promover a eficiência ao minimizar a distância entre espaços usados com mais frequência;
  • facilitar a supervisão dos pacientes por parte da equipe;
  • incluir apenas os espaços necessários, sem redundância;
  • fornecer um eficiente sistema logístico (que pode incluir elevadores, tubos pneumáticos, esteiras etc.) para o gerenciamento e a remoção de lixo, recicláveis e material contaminado;
  • consolidar funções de primeiro atendimento, se possível no térreo, para acesso direto por parte dos pacientes.

Vamos considerar os principais elementos que contribuem com as funções listadas acima.

Iluminação

O projeto luminotécnico ajuda a criar um ambiente confortável, sem fadiga visual, e também com a luminosidade adequada para realizar as tarefas de cada espaço.

Estrutura

O desenho de salas e do mobiliário determina se o ambiente será fácil de usar e se haverá obstáculos no caminho.

Cores

As cores conferem identidade visual à clínica e podem transmitir sensações diferentes dependendo do ambiente. A combinação de cores das paredes, dos móveis e dos equipamentos pode tornar mais fácil ou mais difícil a identificação de sujeira, objetos perdidos e assim por diante.

Temperatura

Todo paciente e acompanhante quer conforto térmico durante sua visita. Uma temperatura baixa é necessária para a manutenção de certos equipamentos, como computadores e servidores.

Experiência do paciente

O objetivo da arquitetura para clínicas médicas é oferecer a melhor experiência possível para o paciente e para a equipe. Isso inclui uma boa sinalização, mobiliário adequado nas salas de espera, e um desenho que permita uma experiência fluida de uma sala para outra conforme a jornada do paciente.

Questões burocráticas

O design deve atender a todos os requisitos e regulamentos da legislação, que são complexos e incluem normas sanitárias e de acessibilidade.

Orçamento

Finalmente, claro, o projeto deve caber no orçamento. Todos os elementos destacados aqui terão impacto no resultado de gestão futura da clínica e devem ser detalhados de modo a encaixarem nas limitações orçamentárias dos sócios.

Para atender a todos esses objetivos, a arquitetura para clínicas médicas deve envolver técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual para desenvolver projetos criativos e inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade. A NP projetos comerciais é especialista nesses assuntos.

Tem interesse em um bom projeto para sua clínica? Entre em contato conosco e vamos realizar suas ideias.

16
abr

Com a NP projetos comerciais é fácil realizar suas idéias. Somos uma equipe apaixonada por Design de Interiores e Arquitetura Comercial, formada por profissionais dedicados e especializados em Visual Merchandising e Lighting Design para desenvolver projetos criativos e inovadores, visando aumento de consumo e da produtividade.

Criamos uma metodologia exclusiva para aplicação das técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual em projetos para clínicas, consultórios e varejo com foco no cronograma e solução efetiva ao objetivo do cliente.
Disponibilizamos plantas de fácil leitura e entendimento para a realização do seu projeto. Acompanhamos todo o processo de implantação e tomada de decisões durante a execução e a compra de materiais.

Venha fazer seu empreendimento despertar olhares com a melhor solução em projetos comerciais!

Associações