Como um ambiente agradável pode aumentar o número de pacientes?

Como um ambiente agradável pode aumentar o número de pacientes?

Cuidar do aspecto visual da clínica deve estar entre as estratégias para atrair pacientes. O lugar deve ser pensado de modo a causar uma boa impressão a cada pessoa que utiliza suas instalações. Isso inclui a área de espera, a recepção, as salas de atendimento e até os banheiros.

Um ambiente agradável transmite calma e aconchego, o que faz os usuários se sentirem mais à vontade e acolhidos. Se for concebido a partir de um projeto de qualidade, pode até impactar o desempenho das equipes — e sabemos que profissionais motivados elevam a produtividade.

Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais sobre como a arquitetura das clínicas ajuda a aumentar o número de pacientes!

Iluminação adequada

Clínicas costumam ser associadas a lugares frios e assépticos, o que não é convidativo para o paciente. Para quebrar essa percepção, é fundamental trabalhar com uma luz que transmita calor e aconchego. Lâmpadas amareladas cumprem bem esse papel e podem ser utilizadas na área de espera.

Procure distribuir os pontos de luz para criar o efeito indireto. Assim, a claridade fica bem distribuída sem causar muito impacto ou cansaço aos olhos. Permanecer em um espaço com esse tipo de iluminação também ameniza o desconforto da luz branca comumente empregada nas salas de atendimento.

Paleta de cores suaves

Muitas pessoas passam pelas clínicas diariamente: médicos e suas equipes, funcionários, pacientes e acompanhantes. Portanto, priorize uma decoração capaz de agradar a diferentes perfis. O estilo clean ou minimalista, ambos trabalhados com elementos neutros e discretos, são ótimas opções.

Uma paleta de cores suaves (como branco, cinza e tons pastel) também traz sensação de tranquilidade. Por isso, deve aparecer nas principais superfícies do ambiente, a exemplo de paredes, pisos e forros. O ideal é deixar estampas e texturas mais chamativas para os detalhes, a fim de agregar um toque a mais de cor e atrair pacientes com a personalização.

Mobília confortável

Como as pessoas precisarão aguardar na sala de espera para serem atendidas, é essencial disponibilizar móveis confortáveis para elas sentarem. Vale a pena investir em sofás e poltronas, por exemplo, mas certifique-se quanto à maciez e à resistência do material.

Um bom conjunto de mobiliário também deve contar com peças de apoio. São itens que fazem a diferença na decoração para clínicas, visto que complementam os recursos usados como entretenimento. Por exemplo:

  • painel para TV;
  • estantes para guardar revistas;
  • mesinhas de canto (permitem colocar bolsas, celulares e outros pertences).

Layout otimizado

Pensar a composição do espaço também envolve o planejamento das áreas de circulação (corredores, halls e principais pontos de acesso). Esses lugares devem permitir a passagem confortável das pessoas, sem que precisem esbarrar umas nas outras ou pedir licença a todo momento.

Um projeto para clínica deve prever a correta disposição dos móveis e demais elementos do espaço, sempre em busca de aproveitar melhor a área útil. Trata-se de uma tática fundamental para otimizar o layout, melhorar a experiência do público e, assim, aumentar o número de pacientes.

Elementos naturais

A adição de recursos naturais na clínica faz as pessoas se sentirem em casa, pois ajuda a tornar o ambiente mais familiar. Então, considere dispor vasos e floreiras com plantas naturais sobre o piso ou mobiliário (prateleiras, nichos e tampos de mesinhas).

Outra dica interessante é incluir o elemento água por meio de fontes ou cascatas. O som do líquido correndo acalma e transmite paz aos ouvintes. Portanto, aproveite essa ideia para deixar o clima da recepção ainda mais agradável.

Como complemento, você pode investir em um cantinho para a reposição de energias. Basta oferecer uma bandeja com petiscos e bebidas variadas (água, café, chás) para que as pessoas se sirvam e interajam umas com as outras. É uma forma de distração e de fazê-las se habituarem ao espaço rapidamente.

Garantir esses diferenciais é determinante para aumentar o número de pacientes. Afinal, são detalhes que valorizam quem atua no local, que ampliam a receptividade e, dessa maneira, criam uma imagem positiva do negócio perante os concorrentes.

Que tal conhecer as possibilidades para transformar o visual da sua clínica e atrair pacientes? Entre em contato conosco e descubra como são os processos de um projeto exclusivo.

13
mar

Com a NP projetos comerciais é fácil realizar suas idéias. Somos uma equipe apaixonada por Design de Interiores e Arquitetura Comercial, formada por profissionais dedicados e especializados em Visual Merchandising e Lighting Design para desenvolver projetos criativos e inovadores, visando aumento de consumo e da produtividade.

Criamos uma metodologia exclusiva para aplicação das técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual em projetos para clínicas, consultórios e varejo com foco no cronograma e solução efetiva ao objetivo do cliente.
Disponibilizamos plantas de fácil leitura e entendimento para a realização do seu projeto. Acompanhamos todo o processo de implantação e tomada de decisões durante a execução e a compra de materiais.

Venha fazer seu empreendimento despertar olhares com a melhor solução em projetos comerciais!

Associações