Entenda a importância da acessibilidade em clínicas médicas!

Entenda a importância da acessibilidade em clínicas médicas!

Acessibilidade em clínicas médicas está na ordem do dia. A saúde é um direito universal, de modo que clínicas, consultórios e hospitais precisam estar prontos para receber pacientes com todo tipo de dificuldade.

O tema da acessibilidade tem ganhado mais espaço e voz em anos recentes, com a eleição de pessoas com deficiência para cargos públicos — como a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). Mas o esforço por inclusão é antigo.

Neste artigo, vamos explicar melhor a importância de investir em ambientes acessíveis para pacientes, e como uma reforma pode adequar sua clínica para ser mais inclusiva e confortável para todos.

A legislação sobre acessibilidade em clínicas médicas

A Lei nº 7.853/1989 lançou as bases do apoio às pessoas com deficiência. Depois dela, veio a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), com normas mais completas.

Seu cerne está no artigo 4º, que garante o direito à igualdade de oportunidades para todos. Como consequência, os espaços dos serviços de saúde — públicos e privados — devem assegurar o acesso “mediante a remoção de barreiras, por meio de projetos arquitetônicos, de ambientação de interior e de comunicação” que atendam às necessidades das pessoas com deficiência.

A lei não vale apenas para os prédios novos, construídos depois de ela entrar em vigor. Segundo o texto, “as edificações públicas e privadas de uso coletivo já existentes” também devem garantir acessibilidade em todas as suas dependências e serviços.

Por fim, é importante mencionarmos a NBR 9050/2015, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece os critérios técnicos para acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Trata-se da terceira edição, que substitui a anterior (NBR 9050/2004).

A acessibilidade na parte externa da clínica

Como a palavra já sugere, o acesso começa antes de o paciente passar pela porta. O exterior da clínica deve incluir, entre outros elementos:

  • rampa de acesso;
  • estacionamento com vaga prioritária (se for o caso);
  • corrimão em todas as escadas, dos dois lados;
  • calçada com piso tátil.

Preste atenção ao fato de que as entradas, as quinas e os corredores devem ser largos o suficiente para permitirem a fácil locomoção de pessoas que utilizam cadeiras de rodas, bengalas ou andadores.

A acessibilidade na parte interna da clínica

As regras da ABNT estabelecem uma série de parâmetros para elementos internos do edifício. Entre eles:

  • elevador com cabine de, pelo menos, 1,4 m de profundidade por 1,1 m de largura, e botoeiras com relevo em Braille;
  • piso antiderrapante;
  • corredores com largura mínima de 90 cm;
  • barras horizontais nos banheiros;
  • alturas específicas para itens como botões, teclas e maçanetas.

Há regras, ainda, para a transmissão de informação. Uma delas é o “princípio dos dois sentidos”. Assim, um elevador tem sinais sonoros para informar o andar em que está, e os nomes e números de salas podem ser registrados também em Braille, por exemplo.

Acessibilidade em clínicas médicas não é uma opção. É lei! Contar com o planejamento de profissionais especializados nesse setor é fundamental para uma adequação eficiente e, sobretudo, completa. É a melhor maneira de assegurar que o espaço dos seus serviços de saúde estará sempre pronto para atender bem a todos os pacientes.

Somos uma empresa especializada em desenvolver projetos arquitetônicos para clínicas médicas. Entre em contato e vamos conversar sobre as soluções mais adequadas para suas necessidades.

9
mai

Com a NP projetos comerciais é fácil realizar suas idéias. Somos uma equipe apaixonada por Design de Interiores e Arquitetura Comercial, formada por profissionais dedicados e especializados em Visual Merchandising e Lighting Design para desenvolver projetos criativos e inovadores, visando aumento de consumo e da produtividade.

Criamos uma metodologia exclusiva para aplicação das técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual em projetos para clínicas, consultórios e varejo com foco no cronograma e solução efetiva ao objetivo do cliente.
Disponibilizamos plantas de fácil leitura e entendimento para a realização do seu projeto. Acompanhamos todo o processo de implantação e tomada de decisões durante a execução e a compra de materiais.

Venha fazer seu empreendimento despertar olhares com a melhor solução em projetos comerciais!

Associações