Indicadores para clínicas médicas: veja quais acompanhar

Indicadores para clínicas médicas: veja quais acompanhar

Os indicadores para clínicas médicas são ferramentas essenciais para a realização de uma gestão eficiente e que proporcione a melhor experiência para os pacientes.

Eles permitem acompanhar a performance de diversos aspectos das clínicas e consultórios e, a partir dessa análise, garantir que as mudanças de estratégias sejam realizadas com precisão cirúrgica, trazendo ótimos resultados.

Mas, com tantos Key Performance Indicators (KPI) disponíveis, como escolher aqueles que mais aderem à estratégia do negócio? Listamos neste post aqueles que merecem a atenção dos gestores e médicos. Confira!

Satisfação dos pacientes

Pacientes satisfeitos são mais propícios a retornarem e também fazer indicações para terceiros, ou seja, além de ser fiel ao objetivo de proporcionar o melhor tratamento e a devida atenção, oferecer um bom serviço também garante mais oportunidades de trabalho.

É possível realizar pesquisas ao final das consultas questionando a satisfação dos pacientes em diferentes momentos da experiência, como: laytout e decoração da sala de espera, forma como ocorreu o atendimento na recepção e grau de confiança transmitido durante a consulta.

Taxa de retorno

A maioria das especialidades médicas demanda que os tratamentos sejam regularmente revisados ou reforçados, portanto, a taxa de retorno tem um importante papel no sucesso da clínica.

Nesse sentido, a taxa de retorno pode indicar tanto a satisfação dos pacientes como a redução de custos para conquistá-los — afinal de contas, para que fizessem novas consultas e demandassem novos tratamentos, não foi necessário investir em publicidade, networking direcionado e afins.

Tempo de espera

Assim como a satisfação, questões operacionais, como o tempo gasto para receber atendimento, também podem ser segmentadas em diversas etapas e responsáveis. Isso permite identificar gargalos e etapas da consulta que podem ser otimizados.

Qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento é um KPI generalista e, ainda assim, muito estratégico para o negócio. Ele mede a percepção de toda a experiência do paciente, do momento de agendar a consulta até o suporte pós-atendimento.

Cancelamento de consultas

Cancelamentos ou ausências nas consultas são informações que precisam ser apuradas e solucionadas rapidamente, pois geram prejuízos e horários produtivos mal utilizados.

Assim, se o indicador de cancelamento está alto, é preciso entender o motivo, como comentários negativos sobre a clínica ou a má gestão da agenda dos profissionais.

Bônus: como usar os indicadores de clínicas médicas para melhorar a experiência dos pacientes?

Indicadores não apontam apenas a eficiência operacional ou o sucesso financeiro da clínica. Eles também devem ser usados para analisar como a experiência e a estrutura física estão satisfazendo os pacientes.

Por meio de pesquisas de satisfação e sugestões colhidas durante e após as visitas é possível quantificar o quanto a arquitetura é agradável e funcional, a facilidade de se locomover nas dependências e seu grau de adaptação para pessoas com restrição de locomoção, por exemplo.

Alguns indicadores para clínicas médicas podem ser utilizados por um período determinado, como aqueles que acompanhariam os custos de uma reforma ou ampliação da recepção. Uma vez que a obra tivesse terminado, outras métricas voltariam ao foco principal do gestor.

É o caso do tempo total para atendimento nas salas de espera e a satisfação dos pacientes. Quer saber como melhorar esses indicadores? Promova algumas melhorias com as 6 dicas que listamos neste post.

13
fev

Com a NP projetos comerciais é fácil realizar suas idéias. Somos uma equipe apaixonada por Design de Interiores e Arquitetura Comercial, formada por profissionais dedicados e especializados em Visual Merchandising e Lighting Design para desenvolver projetos criativos e inovadores, visando aumento de consumo e da produtividade.

Criamos uma metodologia exclusiva para aplicação das técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual em projetos para clínicas, consultórios e varejo com foco no cronograma e solução efetiva ao objetivo do cliente.
Disponibilizamos plantas de fácil leitura e entendimento para a realização do seu projeto. Acompanhamos todo o processo de implantação e tomada de decisões durante a execução e a compra de materiais.

Venha fazer seu empreendimento despertar olhares com a melhor solução em projetos comerciais!

Associações