Quais pontos devem ser considerados ao expandir sua clínica médica?

Quais pontos devem ser considerados ao expandir sua clínica médica?

Expandir uma clínica envolve diversos fatores que contribuem para o crescimento do negócio. Por isso, vários aspectos devem ser analisados pelo gestor, desde a questão contábil e a legislativa, passando pela divulgação e reforma, até o atendimento, que deve ser impecável.

Tudo deve ser planejado para que o funcionamento se mantenha perfeito e agrade ao seu público. Daí a importância de uma administração que conheça os fatores a serem priorizados, para que erros banais não venham a atrapalhar seu desenvolvimento e consequente sucesso.

Uma rotina atribulada e a falta de preparo em gestão empresarial e financeira são, na maioria das vezes, os principais responsáveis pelas dificuldades encontradas por alguns gestores. Por isso, os diretores de clínicas devem também ter uma visão empreendedora de seu negócio, para que este cresça sem problemas.

Neste artigo, vamos dar sugestões do que deve ser priorizado na expansão de sua clínica. Continue a leitura e confira!

Treine os funcionários para um atendimento impecável

Esse fator é muito importante aos olhos dos pacientes. Quando uma pessoa busca uma clínica, já está fragilizada por algum problema de saúde, não é mesmo? Sendo assim, um atendimento diferenciado, com cortesia e atenção, é fundamental. Os gestores da clínica devem priorizar essa questão.

O bom atendimento é um dos aspectos que fazem o paciente voltar e ainda tem o poder de conquistar novos — por indicação. O primeiro contato é fundamental. A partir daí, o paciente se sentirá seguro ou não de voltar. É a primeira impressão e, por isso, deve haver todo um cuidado e habilidade com o acolhimento inicial.

Na verdade, atualmente, o bom atendimento é um diferencial. Invista no treinamento, certamente você terá bons resultados.

Fique atento às exigências da Vigilância Sanitária

O gestor deve se informar sobre os documentos e licenças exigidos pela Vigilância Sanitária para que a clínica não tenha nenhum impedimento quanto ao seu funcionamento. Os principais são:

  • CNES (Cadastro Nacional Estabelecimento de Saúde);
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Alvará de funcionamento;
  • LIMPURB (referente à coleta de resíduos de saúde).

Faça um planejamento estratégico de marketing

Qualquer negócio precisa de estratégias de marketing, ou seja, de uma boa propaganda. Por isso, um planejamento se faz necessário, principalmente para que sua marca se torne impactante no mercado e seja sempre lembrada. Confira o que é necessário ser desenvolvido para garantir bons resultados:

  • identidade visual: transmitir bem o conceito da clínica, gerando identificação por meio de um bom logotipo que remeta à marca e a seu reconhecimento;
  • posicionamento visual: por meio de site, Facebook e Instagram;
  • marketing interno: vender a imagem da empresa e de seus produtos para seus próprios funcionários, tornando-os bastante engajados a ponto de se tornarem embaixadores da marca.

Outras estratégias para atrair possíveis clientes podem ser feitas por meio de anúncios pagos no Google Adwords, bem como no Facebook.

Ofereça um sistema de marcação de consultas online

Oferecer alternativas que possam agilizar os compromissos do paciente, deixando tudo mais prático, é sempre uma boa medida. Sendo assim, garantir que a marcação de consultas online é um grande diferencial.

Além disso, ele ficará conhecendo melhor sua clínica. Quando o paciente acessar o site do local para marcar determinada consulta, ele terá acesso a várias informações, como o histórico, suas propostas, saberá os serviços e poderá escolher o horário que melhor lhe convier. Assim, ele ganhará tempo e, certamente, ficará satisfeito com mais esse serviço.

Torne o ambiente acolhedor ao expandir uma clínica

Tornar os espaços da clínica agradáveis e acolhedores deve ser objetivo na hora de expandir uma clínica. Por isso, os gestores devem cuidar para, na hora do planejamento, criar ambientes que proporcionem segurança, confiabilidade, produtividade e boa experiência para os pacientes.

Como você pôde conferir neste post, para expandir uma clínica médica e ao mesmo tempo preservar sua reputação, uma série de cuidados são necessários. Um deles seria a contratação de uma empresa especializada em projetos comerciais para clínicas, que poderá se encarregar do planejamento da expansão visando a espaços bonitos, funcionais e aconchegantes, atentando-se às normas e legislação vigentes nesse segmento.

Gostou deste post? Que tal, então, conhecer um pouco sobre nossos projetos de expansão? Basta acessar a página Nossos Serviços!

25
abr

Com a NP projetos comerciais é fácil realizar suas idéias. Somos uma equipe apaixonada por Design de Interiores e Arquitetura Comercial, formada por profissionais dedicados e especializados em Visual Merchandising e Lighting Design para desenvolver projetos criativos e inovadores, visando aumento de consumo e da produtividade.

Criamos uma metodologia exclusiva para aplicação das técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual em projetos para clínicas, consultórios e varejo com foco no cronograma e solução efetiva ao objetivo do cliente.
Disponibilizamos plantas de fácil leitura e entendimento para a realização do seu projeto. Acompanhamos todo o processo de implantação e tomada de decisões durante a execução e a compra de materiais.

Venha fazer seu empreendimento despertar olhares com a melhor solução em projetos comerciais!

Associações