Qual a importância do marketing para clínicas médicas?

Qual a importância do marketing para clínicas médicas?

O marketing para clínicas médicas pode ajudar a expandir e manter a rede de pacientes. Quando bem aplicadas, suas técnicas auxiliam na gestão do relacionamento com essas pessoas, melhoram o entendimento de suas demandas e reforçam os diferenciais da empresa por meio da telemedicina, resultados de exames por e-mail, rapidez no atendimento, entre outros benefícios.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância das estratégias de marketing para o desenvolvimento da clínica. Vamos mostrar os aspectos que elas podem aprimorar, as normas legais e éticas vigentes sobre marketing e publicidade, além dos benefícios práticos dessas ações para clínicas médicas.

Aspectos que o marketing pode aprimorar na sua clínica

Marketing não é só publicidade, mas o relacionamento de uma empresa com seus clientes. Quando um supermercado, restaurante, barbearia ou clínica conhece melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços, pode oferecer um melhor atendimento e também aumentar o faturamento.

Nesse sentido, negócios de diversos segmentos já estão utilizando um software do tipo CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com clientes). Trata-se de um programa que, além de cadastrar dados de contato dos clientes, registra suas interações com a marca e outros indicadores.

Imagine que sua clínica tenha um cadastro organizado dos pacientes. É possível atendê-los melhor, evitar problemas futuros e antecipar demandas. Quer um exemplo? Uma pessoa fez um procedimento que precisa ser reavaliado daqui a um ano. Passados 11 meses, um CRM pode enviar um e-mail oferecendo um desconto para que ela retorne à clínica.

Um bom marketing também significa ter uma relação mais próxima com os pacientes. É interessante facilitar a vida deles por meio da telemedicina, com a entrega de resultados de exames via e-mail, e aumentar a disponibilidade da clínica para atendê-los por diferentes canais. Tudo isso melhora a experiência do paciente.

Normas do CFM sobre marketing para clínicas médicas

O marketing e a publicidade médicas devem seguir rigorosamente o que diz o Conselho Federal de Medicina (CFM), como a Resolução CFM 1.974/11, emendada pela Resolução CFM 2.133/15. As normas proíbem uma série de práticas, como:

  • anunciar aparelhagem de forma a mostrar capacidade privilegiada;
  • garantir bons resultados;
  • usar entrevistar para autopromoção;
  • divulgar imagens de pacientes (mesmo com autorização deles).

É importante notar que a maior parte das regras do CFM diz respeito à publicidade, mas não às técnicas de marketing que envolvem o relacionamento com pacientes (como CRM, mala direta, atendimento por e-mail etc.).

Benefícios do marketing para clínicas médicas

Investir em publicidade e marketing, desde que de acordo com uma estratégia pré-definida, pode trazer vários benefícios para o negócio, tais como:

  • estreitar o relacionamento entre clínica e pacientes;
  • ampliar a boa imagem da clínica no mercado;
  • aumentar o reconhecimento da marca da clínica perante o público;
  • melhorar o entendimento das demandas dos pacientes.

O marketing para clínicas médicas tem se tornado uma necessidade crescente com a multiplicação de opções e a proliferação dos smartphones. O consumidor hoje tem mais acesso à informação e faz pesquisas na internet antes de tomar decisões. Uma boa estratégia de marketing é o melhor cartão de visita para sua clínica atrair pacientes novos.

Achou este artigo interessante? Então siga a gente no Instagram e fique por dentro de mais dicas de administração, arquitetura e design para clínicas.

13
mai

Com a NP projetos comerciais é fácil realizar suas idéias. Somos uma equipe apaixonada por Design de Interiores e Arquitetura Comercial, formada por profissionais dedicados e especializados em Visual Merchandising e Lighting Design para desenvolver projetos criativos e inovadores, visando aumento de consumo e da produtividade.

Criamos uma metodologia exclusiva para aplicação das técnicas de Visual Merchandising, Lighting Design e Comunicação Visual em projetos para clínicas, consultórios e varejo com foco no cronograma e solução efetiva ao objetivo do cliente.
Disponibilizamos plantas de fácil leitura e entendimento para a realização do seu projeto. Acompanhamos todo o processo de implantação e tomada de decisões durante a execução e a compra de materiais.

Venha fazer seu empreendimento despertar olhares com a melhor solução em projetos comerciais!

Associações